h1

Alerta ao Consumidor: Cuidado com os Pendrives Falsificados

junho 16, 2009

Muito cuidado na hora de comprar pendrives de alta capacidade (16 e 32 Gb). A nova moda entre os piratas é a falsificação de dispositivos de memória USB, e esta infeliz “tendência de mercado” já provocou diversas vítimas mundo afora.

Funciona assim: os “bucaneiros” utilizam em seus artigos falsificados memórias flash com a capacidade máxima remarcada no firmware. Desta forma, os piratas vendem facilmente um pendrive de 512 Mb pelo preço de um de 32 Gb. O computador reconhece a memória como sendo de alta capacidade, e até permite que o usuário grave seus arquivos. A surpresa desagradável vem somente ao acessar os dados: os arquivos aparecem como se estivessem corrompidos.

A Kingston (principal vítima das falsificações) já se mobilizou incluindo em sua página de Registro de Garantia a funcionalidade de registro e verificação de produtos de memória flash.  O consumidor deverá ter em mãos a embalagem na qual veio o dispositivo de modo a verificar junto à fabricante se o produto é válido ou não.

Cuidados ao Comprar – Ao comprar pendrives, verifique cuidadosamente as embalagens. No caso da já citada Kingston, existem falsificações quase perfeitas, exceto por detalhes ínfimos. Para começar, o plástico que recobre as embalagens originais é muito resistente e precisa ser aberto com tesoura. Desconfie se a embalagem abrir muito facilmente e jamais compre se o produto vier fora do blister.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: