h1

Pesquisadores norte-americanos criam primeiro microprocessador quântico

junho 30, 2009

Do IT News (Austrália) – Um grupo de pesquisadores da Universidade de Yale (New Haven, Connecticut) mostrou ao mundo o primeiro processador quântico em estado sólido da história. Por enquanto, o novo chip é bastante rudimentar e só pode ser utilizado para rodar algoritmos bastante elementares.

Bits Quânticos – Os atuais computadores digitais tratam as informações através de códigos binários: todos os dados podem ser traduzidos para “zeros” e “uns”, formando “bits” de informação. Um “bit” só tem duas posições possíveis: “desligado” ou “ligado” (zero ou um).

Aparência do primeiro processador quantico da história

Aparência do primeiro processador quântico da história

Nos computadores quânticos, os bits quânticos (ou “qubits”) podem receber simultaneamente múltiplas informações de estados, o que permitiria abordagens computacionais impossíveis à tecnologia atual.

“Nosso processador por enquanto pode efetuar apenas pequenas tarefas, que antes foram demonstradas apenas em núcleos, átomos e prótons”, diz Robert Schoelkopf, coordenador do projeto. “Todavia, este é a primeira vez em que foi possível efetuar tarefas computacionais quânticas em um aparelho eletrônico similar a um microprocessador comum.”

O grupo desenvolveu dois qubits formados por um bilhão de átomos de alumínio cada um. Estes qubits trabalham de maneira similar às partículas elementares utilizadas em experimentos anteriores, mas em escala muito maior, o que permitiria a manipulação das informações “quânticas” em dispositivos eletrônicos como um computador

Schoelkopf também declara: “Ainda estamos distantes da possível construção de um computador quântico, mas este foi um grande passo à frente”.

3 comentários

  1. bem vindo a matrix


  2. Bem, como já disseram, se você pode imaginar, pode criar. É assustador, é maravilhoso.


  3. Mais uam revolução começando!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: