h1

“Chrome OS”, o sistema operacional do Google

julho 8, 2009

Foi oficialmente anunciado hoje (07/07/09) no blog oficial do Google o desenvolvimento do Chrome OS, um novo sistema operacional open source baseado no kernel do Linux. Assinado por Sundar Pichai e Linus Upson, o post que anuncia o lançamento promete leveza, facilidade de uso e estabilidade: “Essa é a nossa tentativa de repensar o que os sistemas operacionais devem ser”.

Quem tem medo do ChromeOS?

Quem tem medo do ChromeOS?

O Chrome OS foi prometido para o segundo semestre de 2010 e deverá privilegiar aplicações baseadas na Internet. Apesar de ser inicialmente destinado ao mercado de netbooks, o sistema  “é desenvolvido para pessoas que passam a maior parte do tempo na web, e deverá rodar em vários tipos de dispositivos”.

O novo SO deverá trabalhar com o conceito de Computação em Nuvem – metodologia onde as informações e ferramentas computacionais não ficam armazenadas localmente nos computadores, mas espalhadas em uma “nuvem informativa” na Internet.

Polêmica – Muito tem se falado a respeito de privacidade na Internet, e o Google vem protagonizando constantes debates a este respeito.

Haveria segurança e privacidade em um sistema operacional onde as informações pessoais dos usuários ficariam armazenadas em algum lugar na rede mundial? Nas palavras de Melissa Perenson (PC World/EUA): “é difícil imaginar alguém que queira colocar todas as suas informações na nuvem”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: