h1

Novo sistema pode revolucionar o combate ao SPAM

julho 30, 2009

SPAM, o legítimo

SPAM, o legítimo

Do Technology Review – Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) desenvolveram um sistema capaz de barrar mensagens indesejadas antes que as mesmas atinjam os servidores de e-mail. Batizado como SNARE (sigla para “Spatio-temporal Network-level Automatic Reputation Engine“), o sistema é capaz de identificar as mensagens indesejadas a partir da análise de um único pacote de dados.

Os pesquisadores isolaram uma série de características marcantes que diferenciam o SPAM dos e-mails “normais”. Por exemplo, a pesquisa revela que as mensagens indesejadas costumam vir de “bots”  com todas as portas de comunicação fechadas, exceto a porta SMTP (responsável pelo envio de e-mail).

Outra característica interessante: a distância física entre emitente e destinatário também pode sinalizar se uma mensagem é indesejada ou não. Segundo a pesquisa, boa parte do SPAM que trafega pela Internet chega aos destinatários após uma longa viagem — por exemplo, um spammer na China pode disparar mensagens para e-mails de todo o mundo.

Essas e outras características poderão ser utilizadas pelo SNARE (cuja sigla em inglês também quer dizer “armadilha”) para detectar e barrar o SPAM sem a necessidade de intervenção humana, uma inovação que num futuro breve poderá reduzir drasticamente o peso de nossas caixas postais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: