h1

ReactOS: Uma alternativa real ao Windows?

agosto 12, 2009

ReactOS-Uma-Alternativa-ReaEncaremos os fatos: apesar das óbvias deficiências, o Windows ainda é o SO favorito da grande maioria dos usuários. O Linux, por sua vez, amarga uma injusta fama de “complicado”: muitos não migram para o Pinguim apenas para não ter que reaprender o “bê-a-bá” da informática.

Mas… e se alguém criasse um sistema operacional livre capaz de rodar a grande maioria dos programas desenvolvidos originalmente para o Windows? É aí que entra o ReactOS, um sistema operacional Open Source que visa ser binariamente compatível com o Windows

Um pouco de História Pode-se dizer que as sementes do projeto ReactOS foram lançadas em 1996 por Yannick Majoros, com o projeto FreeWin95. Na época, o Windows 95 ainda era novidade, e os desenvolvedores planejavam “cloná-lo” sob licença Open Source.

Após um ano de muita discussão, praticamente nada de concreto foi feito. No final de 1997 o projeto trocou de nome para “ReactOS” (o termo “react” vem de “reagir”). Agora sob a liderança de Jason Filby, os objetivos do grupo também mudaram: a equipe decidiu que seria bem mais proveitoso duplicar a arquitetura do Windows NT 4.

Quer ler o resto do artigo?  Baixe gratuitamente a edição número 5 da Revista Espírito Livre e confira a íntegra na página 50!

3 comentários

  1. Cara, estou gostando muito dos seus posts…
    estou até fazendo algumas releituras e postando no meu blog, espero que não se importe.

    Um grande abraço de um futuro amigo.


    • Eu só queria ter mais tempo para postar… rsrssrsrsrss… há dias estou numa correria dos diabos.
      No mais, pode usar os conteúdos à vontade!


  2. A algum tempo atrás testei (muitos anos) o ReactOS e obviamente não achei grande coisa. Evidentemente ele estava no início e funcionava muito mal.

    Ainda não li o nº 5 da revista, mas vou ler em breve e novamente testar o ReactOS.

    Acredito que ele não seja um substituto integral do Windows, mas pode ser utilizado como alternativa para rodar “aquele” software empresarial que só roda no Windows.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: