
MenuetOS: o incrível sistema de um disquete só
agosto 22, 2009Nesses dias em que se tornou lugar comum ver distribuições Linux em “live cd”, que tal um SO (com interface gráfica!) que roda em “live diskette”? Não é brincadeira, nem feitiçaria: é o MenuetOS (ou MeOS), um mini-sistema operacional totalmente desenvolvido em assembly (asm).
Para quem não sabe, o assembly é uma linguagem de baixíssimo nível. Calma, sua sintaxe não é formada por palavrões e xingamentos, mas por uma notação mnemônica através da qual seres humanos normais – ou quase – podem compreender a linguagem de máquina, formada na realidade por zeros e uns.
O criador do MeOS é o finlandês Ville Turjanmaa, provavelmente um übernerd com muitas idéias loucas na cabeça e um compilador montador asm nas mãos. De acordo com uma entrevista para o OS News, Turjanmaa teria visto que, ao serem portadas para o assembly, certas partes do kernel Linux tiveram um ganho de velocidade de 10 a 40%.
Ao saber deste fato, Turjanmaa deve ter sentido um impulso irresistível que o arrastou para a frente do micro, forçando-o a passar diversas noites em claro regadas a muita cafeína e pizza fria (ou seja lá o que os programadores finlandeses comem).

Tela do MenuetOS - Interface gráfica em um único disquete
Com o tempo, diversas pessoas se juntaram ao projeto: Turjanmaa definiu o gerenciamento de processos e a GUI, enquanto Madis Kalme cuidou das funções gráficas e Mike Hibbett desenvolveu o sistema que permitiu o uso em rede.
Segundo o site oficial do sistema, o MeOS traz um ambiente “fácil” (as aspas são nossas) para a programação asm em 32/64 bits, mas nada impede que os programas sejam desenvolvidos em outras linguagens (ou delas portados para o assembly). Para que se tenha uma idéia do poder do sistema, no site oficial estão disponíveis ports do DOSBox e de games como Doom e Quake (o port foi realizado pelo polonês Jarek Pelczar).

Quake: Que tal relaxar dando uns tiros?
O MenuetOS não tem nada a ver com o UNIX, nem é baseado em nenhum sistema operacional conhecido. Um texto explicativo do site oficial afirma que o objetivo disso foi “remover as camadas extras entre as diferentes partes de um SO, que normalmente complicam a programação e criam bugs”.
Agora, para quem pensa que o MeOS é apenas uma demonstração sem utilidade, lá vão algumas das “features” que o sistema traz:
- Multitarefa preemptiva
- Interface que aceita resoluções maiores que 1280×1024 com 16 milhões de cores
- Gerenciador de janelas que aceita skins, arrastar e soltar e transparência
- USB 2.0
- Clientes de Email/FTP/HTTP
- Servidores de FTP/MP3/HTTP
Ficou com vontade de experimentar? Você pode baixar a imagem da última versão do disco de boot e testar em seu computador. Se você não tem drive de disquete (ou se por acaso tem medo de arriscar), recomendamos o uso de sistemas de virtualização como o QEMU ou o Sun xVM Virtualbox – ambos tem versões para Linux e Windows.

Multitarefa: um monte de janelas abertas...
Geeknologia é cultura: “Menuet” (minueto) é o nome de uma dança que foi muito popular há alguns séculos, e seu nome vem da palavra francesa “menu”, que quer dizer “miúdo”.
Apropriado, não?
Publicado em Sistemas Operacionais, Software Livre | Etiquetado MenuetOS |
[…] Ao saber deste fato, Turjanmaa deve ter sentido um impulso irresistível que o arrastou para a frente do micro, forçando-o a passar diversas noites em claro regadas a muita cafeína e pizza fria (ou seja lá o que os programadores finlandeses comem). (…)” [referência: geeknologia.wordpress.com] […]
sempre pensei nisso, que um SO em Assembly seria super rapido – e nao entendia porque ninguem ainda havia feito… Legal o artigo, ja estou baixando para testar. Fica a sugestao de publicacao na revista Espirito Livre, para dar maior exposicao ao projeto. Quem sabe nao resolvem portar todo o kernel do Linux para assembly???
Muito legal isso… agora ja sei o que vou colocar no meu Compaq Armada com 32MB ram uhauhaa…
Tenta o Puppy Linux que é mais negócio kkkkk
acabei de testar e fiquei impressionado… como conseguiram colocar ate aceleracao 3D em 720KB? O sistema me pareceu leve, estavel e ja possui interface grafica com transparencias e ate gadgets – tem um relogio parecido com o do Vista. Nem a MS nem Linus Torvalds conseguiram fazer algo igual! Este cara e um genio, mas pena que a versao de 64Bits nao e livre – ade 32Bits e hospedada no Souce Forge. Se fosse aberto e GPL2 ou 3, seria um grande sistema para daqui a 10 anos… imagine um sistema em assembly com o poder de processamento que temos hoje? nem iamos precisar de computador quantico tao cedo – ao menos nos usuarios…
A versão 64 bits do MenuetOS é freeware com código fechado. Já a versão 32 bits é GPL, mas parece não ser mais mantida (ao menos o desenvolvimento está parado). Existe um grupo de mantenedores interessados em aperfeiçoar o MenuetOS 32 bits, o KolibriOS:
http://www.kolibrios.org/
por gentileza,daria pra utilizar o minuetos,em um netbook com wince 6.0, usando um pen drive ou um sd card?